O evento foi realizado no espaço de convivência da UFS
Na manhã desta sexta-feira, 18, os adolescentes da Comunidade Socioeducativa Masculina (Casem), vinculada à Fundação Renascer e que estudam no Colégio Estadual Profº Antônio Fontes Freitas, em parceria com a Secretaria de Estado da Educação e da Cultura (Seduc) e a Universidade Federal de Sergipe (UFS), participaram pela terceira vez da Feira Estadual de Ciências, Tecnologia e Artes de Sergipe (Cienart).
O evento foi realizado no espaço de convivência da UFS e contou com a participação dos adolescentes do colégio que funciona dentro da Casem. Durante a atividade, os adolescentes apresentaram um sistema de cultivo que combina a aquicultura (criação de peixes) com a hidroponia (cultivo de plantas sem solo). Essa apresentação é resultado das ações pedagógicas desenvolvidas no primeiro semestre do Projeto Semeando com PET, onde eles aprenderam a reciclar garrafas PET e a cultivar plantas nelas.
Para a professora Izabel Corrêa Macedo, essa prática não apenas ajuda a reduzir o lixo, mas também possibilita cuidar do meio ambiente. “Os alunos estão descobrindo que, ao cuidar do meio ambiente, podem produzir alimentos saudáveis e medicinais de maneira simples e acessível. Isso os motiva a perceber que têm o poder de transformar não apenas seu entorno, mas também suas próprias vidas”, disse.

