Fundação Renascer celebra 10 anos com situação estável nas unidades socioeducativas em Sergipe

Resultado positivo é fruto do trabalho realizado pelo Governo do Estado e a Fundação Renascer

A Fundação Renascer, vinculada à Secretaria de Estado da Assistência Social, Inclusão e Cidadania (Seasic), celebra em outubro um marco significativo na socioeducação. São 10 anos de situação estável nas cinco unidades socioeducativas do estado. As Comunidades de Atendimento Socioeducativo de Semiliberdade (Case I e Case II), Comunidade de Atendimento Socioeducativo de Internação Provisória Masculina (Caseip), Comunidade de Atendimento Socioeducativo Feminina (Casef) e a Comunidade de Atendimento Socioeducativo de Internação Masculina (Casem) têm se destacado no cenário nacional como referências em ressocialização de adolescentes.

Nos últimos anos, a Fundação Renascer, em parceria com o Ministério Público do Trabalho (MPT) e o Ministério Público de Sergipe (MPSE), já oportunizou diversos cursos profissionalizantes aos adolescentes em cumprimento de medida socioeducativa e em pós-medida. Dentre eles, destaque para os cursos de informática, pintor imobiliário, polimento cristalizado automotivo, mecânica de motores à diesel, mecânica de motocicletas pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), além dos cursos relacionados às várias turmas do cursos de Aprendizagem Profissional de Qualificação em Serviços Administrativos, na modalidade Jovem Aprendiz, ofertado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac).

O presidente da Fundação Renascer, Samuel Barreto, comemora os resultados alcançados. “Esse trabalho, aliado à formação e ao cuidado com os adolescentes, demonstra o compromisso do estado com a ressocialização e o desenvolvimento pessoal desses jovens”, ressaltou.

Cuidados com a saúde dos adolescentes

Além da educação e formação profissional, a saúde dos adolescentes também é uma prioridade nas unidades da Fundação Renascer. De janeiro a agosto deste ano, 97% dos jovens da Casem passaram por atendimentos odontológicos, psiquiátricos e psicológicos. A unidade conta com uma estrutura de saúde própria, composta por três consultórios e outros espaços de apoio. Para a coordenação de saúde da Fundação Renascer, Joira Rolemberg, a unidade, ao longo desses 10 anos, tem garantido a atenção integral à saúde dos adolescentes, cumprindo com o que está previsto no Estatuto da Criança e do Adolescente e da Política Nacional de Atenção Integral à Saúde de Adolescentes em Conflito com a Lei (PNAISARI).

“As unidades possuem equipe de saúde que realizam o admissional para identificar quais as demandas, bem como encaminhar para os serviços de saúde, além de garantir as testagens rápidas infecções sexualmente transmissíveis (ISTs/AIDS), atualização do calendário vacinal, atendimento de Enfermagem, Serviço Social, Psicologia, Odontologia, Psicologia e Medicina (clínico e psiquiatria). São garantidos os tratamentos de saúde conforme demanda, atividade de educação em saúde, acesso à rede de atenção psicossocial. Em todo período de permanência na unidade, a equipe de saúde tem como principal objetivo garantir que o adolescente tenha sua demanda de saúde atendida, para contribuir na elaboração de projeto de vida para sua reinserção familiar e comunitária”, disse.

Unidade modelo

A Casem é considerada uma unidade modelo em socioeducação no país. Além de oferecer cursos profissionalizantes, a unidade dispõe de salas de aula, salas de informática e oficinas, auditório, centro ecumênico, quadra poliesportiva e oito casas para alojamento dos adolescentes. As instalações incluem ainda refeitórios, área de convivência para visitas e um posto de saúde. Durante o período de cumprimento da medida, os adolescentes têm acesso a oficinas de música, artesanato, artes plásticas, capoeira e teatro, além de aulas do ensino regular e atividades esportivas. Essa estrutura garante a tranquilidade nas comunidades socioeducativas, além de maior adesão nas atividades e compreensão dos adolescentes como protagonistas das suas próprias histórias de vida.

Última atualização: 21 de outubro de 2024 09:00.