Evento capacita jovens para o mercado de trabalho
A Fundação Renascer realizou nesta sexta-feira, 9, a cerimônia de entrega dos certificados do Projeto Reciclatec 2024.1, dos adolescentes das unidades socioeducativas da Fundação Renascer. O projeto é desenvolvido em parceria com a Biblioteca Pública Estadual Epiphânio Dória, o Ministério Público do Trabalho (MPT), o Ministério Público de Sergipe (MP/SE), e a Secretaria de Estado da Educação e da Cultura (SEDUC).
Ao todo, 18 jovens receberam certificados de conclusão das atividades do primeiro semestre de 2024 do Reciclatec. O projeto tem como objetivo capacitar adolescentes em situação de vulnerabilidade social, preparando-os para o mercado de trabalho e promovendo a consciência ecológica, ética e educativa por meio de práticas sustentáveis. Entre as atividades oferecidas, destacam-se oficinas de informática, manutenção de microcomputadores, educação ambiental, alfabetização, letramento, ética e prática de sabonetes artesanais.
A diretora da Biblioteca Pública Estadual Epiphânio Dória, Juciene Maria, ressaltou a importância do projeto para a formação dos jovens atendidos pela Renascer. “O Reciclatec simboliza nosso esforço contínuo para capacitar esses adolescentes, oferecendo-lhes uma formação que pode abrir portas no mercado de trabalho”, afirmou.
Durante o evento, o Procurador do Ministério Público do Trabalho de Sergipe, Dr. Raymundo Lima, destacou o impacto positivo do projeto na vida dos jovens. “O Reciclatec é crucial para a inserção dos socioeducandos no mercado de trabalho, contribuindo significativamente para sua ressocialização. Estamos preparando-os para um futuro com mais oportunidades e qualificação”, disse.
A coordenadora de educação e profissionalização da Fundação Renascer, Alessandra Monteiro, também comentou sobre o sucesso do projeto. “Este momento é de grande importância para a Fundação Renascer. O projeto tem mostrado resultados para nossos adolescentes, proporcionando-lhes oportunidades valiosas de inserção no mercado de trabalho e na sociedade, o que nos enche de gratidão”, pontuou.